Pesquisadores descobrem monstro de continente perdido mais antigo que dinossauros

16/07/2024 às 08:002 min de leituraAtualizado em 16/07/2024 às 08:00

A descoberta de fósseis sempre nos fornece uma janela para o passado ao revelar criaturas que já habitaram o nosso planeta em épocas remotas. Recentemente, uma equipe de pesquisadores liderada por Claudia Marsicano, da Universidade de Buenos Aires, e Jason Pardo, do Field Museum em Chicago, desenterrou um fóssil na Namíbia pertencente a uma criatura gigante e antiga, similar a uma salamandra, que viveu durante a era glacial antes dos dinossauros.

Batizada de Gaiasia jennyae, a espécie oferece um vislumbre do ecossistema do supercontinente de Gondwana. As descobertas foram publicadas na revista Nature.

O predador do pântano

Representação artística de Gaiasia jennyae. (Fonte: Gabriel Lio/Reprodução)

A equipe de pesquisadores encontrou quatro espécimes, incluindo um crânio e uma espinha dorsal bem preservados, que permitiu uma análise detalhada da espécie e revelou informações fascinantes sobre sua morfologia e seu comportamento. Os fósseis foram datados de aproximadamente 280 milhões de anos, e indicam que a espécie descoberta pertence ao grupo dos tetrápodes, os primeiros vertebrados de quatro patas.

Segundo os pesquisadores, Gaiasia jennyae era um predador formidável, com características físicas impressionantes: uma cabeça grande, plana e em forma de assento de vaso sanitário, e enormes dentes. O crânio, com mais de meio metro de comprimento, apresentava presas curvadas para trás nas mandíbulas inferior e superior, criando uma mordida única e eficaz. Seus dentes gigantes sugerem que o animal era um predador de emboscada, alimentando-se principalmente de peixes.

A criatura, maior do que uma pessoa, vivia no fundo de pântanos e lagos, onde aguardava pacientemente para capturar suas presas. As descobertas sugerem que G. jennyae era o principal predador de seu ecossistema, ocupando um nicho vital no ambiente pantanoso da antiga Namíbia.

Contexto histórico e ambiental

Gondwana. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Durante o período em que Gaiasia jennyae viveu, a Namíbia estava localizada muito mais ao sul, próxima ao ponto mais ao norte da Antártida. A Terra estava emergindo de uma era glacial, com áreas próximas ao equador tornando-se mais florestadas enquanto os polos permaneciam pantanosos e gelados. Esse contexto ambiental sugere que Gondwana possuía um ecossistema diverso e florescente, capaz de sustentar predadores de grande porte, como a espécie recém descoberta.

A descoberta de Gaiasia jennyae é um marco importante na paleontologia, com implicações significativas para o estudo dos tetrápodes e sua evolução. Suas características físicas e seu papel ecológico destacam a complexidade e a diversidade dos ecossistemas antigos.

Além disso, o achado destaca a importância de explorar regiões menos estudadas, como a Namíbia, para compreender melhor a evolução dos vertebrados e a história da vida na Terra. Quanto mais fósseis são descobertos e analisados, mais conseguimos preencher as lacunas em nosso conhecimento sobre os ancestrais dos animais modernos.