
Produto
02/08/2012 às 16:38•1 min de leitura
[nznvideo]{@{iframe src="http://player.vimeo.com/video/44097005?title=0&byline=0&portrait=0" width="600" height="400" frameborder="0" webkitallowfullscreen="" mozallowfullscreen="" allowfullscreen=""}@}{@{/iframe}@}[/nznvideo]
Uma espécie de escultura com diferentes tipos de chocolate se encontra em exposição no Vitra Design Museum, na Alemanha. A peça – batizada de “Chocolate Mill” – faz parte da exposição Confrontations, que fica em cartaz até o dia 2 de setembro.
Os responsáveis por essa criação deliciosa são os designers do estúdio Wieki Somers – especializados na pesquisa das diferentes propriedades dos materiais de maneira a evocar memórias ou estimular a imaginação das pessoas. Em parceria com o chocolatier Rafael Mutter – um dos mais renomados da Alemanha – o material escolhido para a exposição não poderia ser outro: o chocolate.
Depois de muitos testes e experiências, os designers e o chocolatier conseguiram chegar a uma peça bonita e desejável. No entanto, foi necessários refinar as técnicas de impressão em 3D, cortes a laser, pintura com sprays e muito mais até criar o “Chocolate Mill”.
Inspirados em uma obra de Duchamp, os criadores decidiram inserir um raspador no topo da peça – assemelhando o processo a um moinho e, assim, justificando o nome da peça – capaz de revelar as mais diversas formas geométricas conforme a interação das pessoas.
Aos poucos, as raspas de chocolate vão saindo e a combinação de cores e formas cria padrões geométricos complexos que enchem os olhos e despertam a gula. Embora no vídeo que revela a montagem da obra os pedaços de chocolate acabem diretamente no chão, o site do museu informa que durante a exposição as raspas do doce serão usadas para preparar drinks para os visitantes.
Confira a galeria e veja mais detalhes das diferentes camadas que formam o “Chocolate Mill”: