3 trabalhos que a inteligência artificial deve extinguir — e 4 que ela deve criar

30/05/2024 às 14:003 min de leituraAtualizado em 30/05/2024 às 14:00

A inteligência artificial (IA) veio para ficar. Cada dia conhecemos novas tecnologias e aplicações que foram criadas para desempenhar ações que supostamente auxiliam os seres humanos em tarefas simples e complexas.

Há quem diga, aliás, que a inteligência artificial irá aniquilar vários empregos, o que não deixa de ser uma verdade. Contudo, há novos trabalhos que devem surgir justamente por conta das potencialidades trazidas pela tecnologia. Resta agora só saber se haverá um equilíbrio entre as perdas e ganhos para nós, trabalhadores.

Empregos que devem ser substituídos

1. Trabalhos que envolvem inserção de dados

(Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Trabalhos que envolvem inserção de dados no sistema estão entre os primeiros a serem substituídos por IA. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Se o seu trabalho envolve fazer a entrada de dados em um sistema (como, por exemplo, alguém contratado para digitar ou atualizar sistemas com informações), sentimos dizer, mas é muito provável que ele irá acabar nesse novo cenário. Isso porque a inteligência artificial consegue fazer esse tipo de tarefa, hoje feita manualmente, de uma maneira muito mais rápida, organizada e sem falhas do que qualquer ser humano. E por mais que isso possa parecer assustador, lembre-se que a ideia é também possibilitar que as pessoas se liberem para tarefas mais produtivas e sofisticadas.

2. Telemarketing

(Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Logo mais, todos os atendimentos por telefone serão feitos por robôs. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Os trabalhos em telemarketing ainda são executados por muita gente hoje no Brasil e no mundo. Você já deve ter notado, mas tem se tornado cada vez mais comum que essas ligações sejam executadas por robôs que veiculam gravações quando você precisa resolver alguma coisa. Ocorre que a inteligência artificial deve deixar esse sistema cada vez mais arrojado, e é provavelmente que você nem note mais que está conversando com uma máquina.

3. Locutores

(Fonte: GettyImages/ Reprodução)
A IA já consegue produzir vozes com diferentes tonalidades e estilos. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Esta é uma informação que gera muita polêmica, mas alguns especialistas têm apontado que a inteligência artificial, por ser capaz de gerar voz de maneira cada vez mais eficiente, será muito em breve capaz de substituir os locutores, os narradores e até os dubladores. Com um detalhe a mais: estarão equipadas para criar qualquer tipo de tom de voz, estilo ou mesmo sotaque. Resta saber se essas vozes não ficarão todas parecidas entre si, trazendo o saudosismo quanto às dublagens clássicas típicas da Sessão da Tarde.

Novos trabalhos que podem surgir

1. Instrutor de inteligência artificial

(Fonte: GettyImages/ Reprodução)
As empresas tendem a contratar no futuro instrutores de inteligência artificial. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Uma vez que as ferramentas de inteligência artificial vão estar cada vez mais onipresentes, certamente teremos demanda por profissionais especializados em lidar com elas e ensiná-las para as pessoas. O instrutor de IA, por exemplo, será essencial, uma vez que ele será o responsável por treinar e orientar funcionários das empresas para trabalhar com as plataformas e manejar os possíveis riscos trazidos por elas.

2. Gerente de crise

(Fonte: GettyImages/ Reprodução)
A IA vai demandar de profissionais aptos para lidar com crises geradas por ela. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Sabe-se que as aplicações de inteligência artificial abrem a possibilidade de se enfrentar novos problemas (um exemplo é o deep fake, que consiste na geração de vídeos e áudios falsos a partir de conteúdos reais, e que são usados para enganar e aplicar golpes). Por isso, profissionais qualificados para lidar com as crises ocasionadas pelas plataformas serão cruciais nesse novo cenário, de modo a trazer segurança jurídica para as instituições.

3. Editor de imagem e vídeo

(Fonte: GettyImages/ Reprodução)
No futuro, serão necessários especialistas em reconhecer e editar imagens de IA. (Fonte: Getty Images/ Reprodução)

Dentro do tema dos riscos, um que deve se tornar mais visível é aquele causado pela presença cada vez maior na nossa vida de imagens, áudios e vídeos criados por inteligência artificial. Muitas vezes, estes conteúdos são gerados com alguns problemas, como dedos extras nas mãos ou alfabetos que não existem, e que nem sempre são notados rapidamente. Por conta disso, ter um editor preparado para reconhecer e resolver esses defeitos será fundamental.

4. Criadores de conteúdo "humano"

Os artistas que fazem obras autorais tendem a ser mais valorizados por conta da inteligência artificial. (Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Os artistas que fazem obras autorais tendem a ser mais valorizados por conta da inteligência artificial. (Fonte: Getty Images/ Reprodução)

É uma certa ironia, mas a ascensão da inteligência artificial pode promover o interesse por profissionais que tragam justamente o toque autoral humano. É isso mesmo. Em breve, é possível que artistas, pintores e criadores que elaboram um trabalho com autenticidade sejam mais procurados, de modo a se destacar no meio da alta quantidade de conteúdos gerados por inteligência artificial. Ou seja, o aumento da IA deve valorizar justamente aquilo que só os humanos são capazes de fazer.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: