Salmiak: nova raça de gatos grisalhos é identificada na Finlândia

06/06/2024 às 12:002 min de leituraAtualizado em 06/06/2024 às 12:00

O mundo dos gatos ganhou a adição de mais uma raça descoberta recentemente por pesquisadores da Finlândia. Conhecida como salmiak, ela tem como principal característica a coloração de sua pelagem, que muda gradualmente ao ser observada da base para a ponta.

Avistado pela primeira vez no país em 2007, a raça despertou a curiosidade de diversos pesquisadores, que constataram a descoberta em um artigo publicado na revista Animal Genetics. Segundo o texto, a variação no pelo dos gatos que integram esse grupo está relacionada a uma mutação genética.

Principais características

Salty-liquorice-cat.jpg
Gatos da raça salmiak possuem um efeito de neve em seus pelos, deixando os quase cinza em alguns pontos. (Fonte: EcoNews / Reprodução)

O nome dado para essa raça é bem propício. Salmiak é um tipo de doce feito de alcaçuz salgado, bastante popular em países como a própria Finlândia, além de Bélgica e Alemanha. Ele traz como principal característica a mistura de preto com branco, gerando um efeito de tom cinza muito parecido com o dos pelos da raça de gato recém-descoberta.

Além da impressão de ser um gato que passou algumas horas em uma nevasca, o salmiak também tem olhos amarelos ou verdes. Outro ponto importante: o efeito dos pelos não é visto apenas nos gatos de cor negra, mas também naqueles que possuem outras tonalidades em seus corpos.

"O padrão salmiak de pelos brancos é mais perceptível em gatos completamente pretos, mas pode ocorrer com diferentes fundos de cores, incluindo, por exemplo, tigrado marrom, escama de tartaruga, e azul russo, tanto em gatos machos quanto fêmeas", informa a pesquisa que foi publicada na revista Animal Genetics.

Segundo as informações que estão correndo a rede, a melhor forma de observar se um gato integra a raça salmiak é observando seus pelos. Caso ele tenha passado pela mutação, eles serão coloridos só na base perto da pele, se tornando esbranquiçados conforme avança até a ponta.

Entendendo a descoberta

2019-07-20-17-38-39-8424-canon-eos-70d.jpg
Cientistas fizeram testes com mais de 100 gatos para compreender o padrão de pelagem do salmiak. (Fonte: Patas da Casa / Reprodução)

Para chegar ao resultado de um salmiak, os pesquisadores finlandeses usaram as amostras de DNA de quatro salmiaks. Num primeiro momento, não avaliaram nenhum tipo de modificação muito significativa, mas após analisar o sequenciamento de genomas perceberam a mutação do gene KIT, responsável pela coloração em vários animais.

Após essa avaliação, o time fez uma nova análise genética utilizando 180 gatos domésticos e três representantes do tipo salmiak. Neste cruzamento, perceberam que enquanto os gatos domésticos "normais" tinham uma ou nenhuma cópia da mutação, os que se enquadravam no fenótipo recém-descoberto tinham duas cópias.

Com isso, os pesquisadores confirmaram a mutação genética como característica do salmiak. Além disso, atestaram também que essa alteração é certamente a causa para o charme e a variação na cor dos pelos dos gatos pertencentes ao novo grupo.