A ciência prova: seu signo não interfere no seu bem-estar ou na sua felicidade

11/06/2024 às 10:002 min de leituraAtualizado em 11/06/2024 às 10:00

Hora da astrologia enfrentar sua própria fase de mercúrio retrógrado: pesquisadores da Universidade Keimyung, Coreia do Sul, realizaram um estudo sobre a potencial influência dos signos do zodíaco no bem-estar e felicidade das pessoas. O resultado pode não agradar à comunidade mística.

Todo uma cultura milenar é baseada na crença de que somos regidos pelos astros. A data do seu nascimento irá ditar em qual casa do zodíaco seu Sol ou Lua estavam, fadando você a um comportamento muito característico.

Se assim como eu, você nasceu com a beleza de ser uma ariano, sabe bem a fama que temos, perdendo apenas para a bondade misericordiosa e altruísta dos escorpianos. Mas há esperança para nós!

A crença na astrologia é algo tão antigo quanto a humanidade. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
A crença na astrologia é algo tão antigo quanto a humanidade. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Não é culpa do seu signo

A pesquisa realizada na Universidade de Keimyung reuniu dados de 12.791 pacientes, com objetivo de analisar o potencial impacto dos signos em relação ao senso de bem-estar dos participantes.

O bem-estar vai muito além do "se sentir bem", por isso, os pesquisadores verificaram oito componentes, sendo: infelicidade geral, sintomas depressivos, sofrimento psicológico, insatisfação no trabalho, insatisfação financeira, percepção de tédio na vida, autoavaliação de saúde e infelicidade com o casamento.

O zodíaco é composto por 12 signos. (Fonte:GettyImages/Reproduçã)
O zodíaco é composto por 12 signos. (Fonte: Getty Images / Reproduçã)

Com os dados em mãos, respostas e datas de aniversário, foram realizadas análises estatísticas paramétricas e não-paramétricas, a fim de encontrar quaisquer possíveis relações entre a influência zodiacal e os resultados da autopercepção de bem-estar dos participantes. E o resultado foi bem próximo de zero. 

Conforme o estudo descreve, não existem relações consistentes que possam fundamentar a crença de que os signos possam influenciar o bem-estar, ou a felicidade, das pessoas. 

Eles ainda alertam sobre os riscos de acreditar em algo considerado pseudociência, ponderando os impactos psicológicos que uma informação incorreta ou enganosa pode gerar nas pessoas. Arianos, há salvação!

Arianos são doces em forma de gente, vocês que provocam. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Arianos são doces em forma de gente, vocês que provocam. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

É o fim da astrologia?

A astrologia é composta por todo um conjunto cultural de crenças, tão antigo quanto a própria humanidade, e sendo assim, não há um fim. O movimento que se observa é o de aumento na busca por conhecimento sobre a área. 

Talvez haja um pouco de poesia em crer que os astros no universo se movimentem ao nosso favor. Mas aparentemente, Mercúrio só quer o caos no mundo.

As crenças são individuais e devem ser respeitadas. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
As crenças são individuais e devem ser respeitadas. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Porém, preste atenção, outros estudos já fizeram ligações similares, alertando sobre os perigos de uma prática inconsciente, onde há maior risco para cair em golpes de charlatães, o que pode ocasionar em efeitos psicológicos danosos pela má prática dos rituais. 

Portanto, cuidado, a influência do seu signo será do tamanho da sua crença. Sua felicidade é o seu bem-estar são de sua responsabilidade e não dos astros.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: