4 partes do corpo humano com origens incríveis!

30/06/2024 às 09:003 min de leituraAtualizado em 30/06/2024 às 09:00

É graças à evolução da ciência que descobrimos e aprendemos sobre como os seres humanos evoluíram, mas o que sabemos sobre nosso corpo ainda é pouco frente à complexidade dele. As diversas partes de nossa matéria, como olhos, nariz, mãos e pés, são cheias de detalhes que apenas especialistas dominam – e talvez até a eles faltem todas as informações.

São eles que explicam como a migração dos animais marinhos para a terra exigiu uma nova forma de conduzir os espermatozoides, posto que a fertilização agora ocorreria dentro do corpo da fêmea, dando origem ao pênis. Também ajudam a entender como o sistema reprodutor feminino coevoluiu com a genitália masculina, fazendo uma seleção natural.

1. Nariz

Clima atuou no desenvolvimento de diferentes tipos de narinas e narizes, fazendo seleção natural nas regiões do globo. (Fonte: Unsplash / Reprodução)
Clima atuou no desenvolvimento de diferentes tipos de narinas e narizes, fazendo seleção natural nas regiões do globo. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Descobertas recentes ajudaram a compreender mais sobre como o nariz se desenvolveu em seres humanos. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Tóquio analisaram células embrionárias que produzem as estruturas físicas da face, identificando que as células de proeminência frontonasal se desenvolvem em narizes protuberantes nos mamíferos.

Examinando fósseis, foi possível confirmar a ocorrência de estruturas ósseas de transição do réptil para a estrutura do mamífero. É importante pontuar que outros aspectos impactaram a evolução do nariz, como o clima. No caso, o tropical, por exemplo, levou a narinas largas e abertas, além de narizes achatados. Já o clima frio resultou em fendas finas e narizes estreitos.

2. Pés

Evolução dos pés foi processo de transição com mudanças em todo conjunto locomotor, de modo a garantir a caminhada bípede. (Fonte: Unsplash / Reprodução)
Evolução dos pés foi processo de transição com mudanças em todo o conjunto locomotor, de modo a garantir a caminhada bípede. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

A trajetória até a caminhada bípede é uma das mais importantes no processo evolutivo da humanidade. Os primeiros hominídeos a se adaptar a essa mudança, há 6 milhões de anos, viram transições em outras partes do corpo relacionadas ao caminhar, como a pelve, coluna e pernas. Nos pés, as articulações para cima dos dedos começaram há 4,4 milhões de anos, enquanto o dedão evoluiu 2,2 milhões de anos após disso.

O calcanhar robusto, com arcos para absorção de choques, e os dedos alinhados para ajudar na propulsão para frente foram adaptações necessárias para permitir caminhadas e corridas eficientes de longa distância, sem as quais a sobrevivência em ambientes variados seria impossível – ou muito mais difícil. Pegadas encontradas em Laetoli, na Tanzânia, sugerem que o bipedismo já estava completamente desenvolvido há cerca de 3,6 milhões de anos.

3. Mãos

Descobertas recentes ligaram desenvolvimento das mãos à evolução que partiu das barbatanas dos peixes, antes da transição do mar para a terra. (Fonte: Unsplash / Reprodução)
Descobertas recentes ligaram desenvolvimento das mãos à evolução que partiu das barbatanas dos peixes, antes da transição do mar para a terra. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Os ossos das mãos humanas também são encontrados em outros animais, como pássaros, por exemplo. A solução para o mistério que era saber como as mãos teriam evoluído veio com a descoberta de um fóssil de peixe com 375 milhões de anos. O Elpistostege watsoni forneceu evidências de estruturas ósseas semelhantes a dos dedos humanos em suas barbatanas.

De acordo com os pesquisadores, isso indica que os dedos evoluíram antes da transição dos vertebrados para a terra. A teoria ganhou apoio com a descoberta de outro fóssil, dessa vez de um Tiktaalik roseae de 380 milhões de anos, com ossos de braço bem desenvolvidos, articulações de pulso móveis e características de crânio compartilhadas por tetrápodes, como o caso das aves.

4. Olhos

O olho é uma das partes do corpo humano considerada mais complexa por especialistas em anatomia. (Fonte: Unsplash / Reprodução)
O olho é uma das partes do corpo humano considerada mais complexa por especialistas em anatomia. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

A ciência acredita que a evolução do olho guarde origem comum entre os cefalópodes e os vertebrados. Os olhos foram precedidos por manchas oculares, organelas fotossensíveis compostas por aglomerados de células fotorreceptoras e células pigmentares.

Na revista Scientific American, um artigo explicou que organismos multicelulares emergiram de dois grupos, um dos quais com lados esquerdo e direito espelhados e extremidade na cabeça, origem da maioria dos organismos considerados animais. Desse ramo vieram invertebrados e vertebrados, cujo desenvolvimento posterior no período Cambriano produziu o olho, inclusivo o do tipo câmera, encontrado em lulas, polvos e humanos.

Assim como ocorreu em outras partes do corpo, as exigências do ambiente sobre o organismo interferiram na evolução, fazendo a seleção natural e adaptações que moldaram a estrutura, aparência, função e capacidades dos olhos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: