Centenas de focas morrem misteriosamente em ilha na Sibéria

16/08/2023 às 09:002 min de leitura

Em um caso ainda sem explicação oficial, centenas de carcaças de focas, leões-marinhos e pássaros foram encontrados em uma remota ilha na Sibéria. Os animais mortos foram encontrados por membros de organizações de apoio à vida animal.

Segundo reportado pelo site Live Science, os corpos estavam na costa da pequena ilha de Tyuleny, conhecida como a "Ilha das Focas", localizada no Mar de Ocótsqui, no oceano Pacífico. O Mar de Ocótsqui se estende entre a península de Camecháteca e as ilhas Curilhas, sendo localizado a norte da ilha japonesa de Hokkaido.

Carcaças de focas e leões-marinhos são encontradas em ilha remota siberiana

De acordo com a reportagem, a ilha onde os animais foram encontrados mortos é um local de reprodução da espécie Callorhinus ursinus, também conhecida como lobo-marinho-do-norte ou urso-do-mar. Ao chegar à ilha, que não é habitada por humanos, a equipe composta por membros do grupo Friends of the Ocean e da organização ambiental Club Boomerang se deparou com centenas de carcaças na beira do mar.

Local de reprodução da espécie Callorhinus ursinus na Sibéria, a Ilha das Focas está repleta de cadáveres de focas, leões-marinhos e pássaros (Fonte: Getty Images/Reprodução)Local de reprodução da espécie Callorhinus ursinus na Sibéria, a Ilha das Focas está repleta de cadáveres de focas, leões-marinhos e pássaros (Fonte: Getty Images/Reprodução)

O fato vem sendo apurado pelas autoridades locais. Em uma mensagem publicada no Telegram da rede de transmissão GTRK, comandada pelo governo russo, foi levantada a hipótese de as mortes terem sido causadas por envenenamento, toxinas ou infecções virais, mas as causas ainda não estão claras.

Gripe aviária não foi descartada

Falando à GTRK, a veterinária Maria Chistaeva revelou ter estado na ilha e não descarta a possibilidade de que os animais tenham sido vítimas de gripe aviária. Chistaeva, que é a veterinária chefe do Primorsky Aquarium na Rússia, disse que "é necessário descobrir urgentemente a causa das mortes em massa, realizar testes e estudar". Ela acredita ser essencial analisar os corpos em busca de toxinas ou infecções virais.

Centenas de animais morreram misteriosamenet na Ilha das Focas e autoridades não descartam hipótese de infecção por gripe aviária (Fonte: M. Boylan/Wikimedia Commons)Centenas de animais morreram misteriosamenet na Ilha das Focas e autoridades não descartam hipótese de infecção por gripe aviária (Fonte: M. Boylan/Wikimedia Commons)

Em uma nova nota enviada no aplicativo de mensagens, a GTRK afirmou que especialistas do Serviço Federal de Supervisão de Recursos Naturais na Rússia já foram enviados para uma visita emergencial à Ilha das Focas. O objetivo seria de coletar amostras biológicas para analisar em laboratório, buscando entender o que aconteceu em Tyuleny. Porém, os resultados devem demorar a chegar: segundo a nota, as análises devem ficar prontas em cercad e um mês.

Visando minimizar o impacto do que quer que tenha levado à morte dos animais, as autoridades locais estabeleceram zonas de quarentena em diversas regiões costeiras próximas da Ilha das Focas, nas proximidades da Ilha Sacalina, no Extremo Oriente russo. A intenção parece ser a de reduzir as chances de uma nova onda viral como a do H5N1.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: