Crocodilos são atraídos pelo choro de bebês humanos e primatas

20/08/2023 às 07:002 min de leitura

Um novo estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B sugere que crocodilos-do-nilo possuem um excelente mecanismo de resposta ao choro de bebês humanos e filhotes de chimpanzés e bonobos. Além disso, os cientistas acreditam que esses predadores são mais responsivos de maneira geral a sons de alta intensidade.

Embora os pesquisadores ainda não saibam se esse comportamento é motivado pela caça de presas vulneráveis ou por algum outro motivo, como confundir o choro desses filhotes com o de crocodilos jovens, esses resultados são bastante significativos para entender como esses gigantes répteis percebem o mundo ao seu redor.

Percepção de sons

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Para obter respostas dos crocodilos, os pesquisadores da Universidade de Clemson, nos Estados Unidos, reproduziram gritos de bebês humanos, chimpanzés e bonobos para um grupo de crocodilos-do-nilo em um zoológico. Então, eles registraram quantos crocodilos viraram a cabeça ou se moveram em direção ao alto-falante em resposta aos áudios. 

Gravações sonoras de bebês humanos foram usadas em dois contextos: durante o banho em casa com os pais, o qual produzia um som de baixa intensidade; e em uma vacinação em consultório médico, que resultou em um choro de maior intensidade. Quando os gritos eram mais fortes, uma porcentagem muito maior de crocodilos mostrou-se interessada. 

Dessa forma, foi possível notar que esses predadores eram mais responsivos a sons de choro com mais energia em frequências sonoras altas, tal como sons de choro com algumas irregularidades nos padrões de ondas sonoras. Conforme foi observado pelos autores, esses fatores estão associados a níveis mais altos de angústia entre os animais.

Decifrando angústia

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Se existe um senso comum de que choros mais altos representam uma angústia maior, os pesquisadores parecem ver o contrário. Por mais que os gritos de bonobos sejam geralmente mais agudos do que os dos humanos, é normal que a percepção dos humanos sobre o choro de outros primatas seja equivocada.

Os crocodilos, por sua vez, não parecem levar o tom em consideração. De acordo com os estudiosos, os crocodilos-do-nilo testados parecem ser adaptador para estimar o grau de angústia no choro de uma criança usando alguns fatores específicos. Ao captarem um sinal de aflição, muitos desses animais responderam aos chamados nadando debaixo d'água — o que pode ser visto como uma manobra predatória.

Porém, os cientistas acreditam que os crocodilos podem estar respondendo aos gritos por algum motivo que não seja a predação. O estudo destaca que alguns crocodilos desse tipo também têm o hábito de responder ao grito de filhotes de sua espécie ao ouvirem gritos de alta intensidade, até mesmo quando eles vinham de outras espécies de crocodilianos. 

Por fim, os especialistas também acreditam que a resposta desses animais pode ser simplesmente um sinal de curiosidade a respeito de um novo som próximo, o que só poderá ser provado por meio de novos testes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: