Os 6 melhores restaurantes da América Latina em 2024

19/06/2024 às 15:143 min de leituraAtualizado em 19/06/2024 às 15:14

Quando se pensa em gastronomia na América Latina, logo vem à cabeça uma festa de cores, temperos e ingredientes. A culinária latina é, reconhecidamente, uma das mais plurais do mundo, o que garante aos restaurantes daqui – e aos chefs que preparam as refeições – alguns lugares de destaque em qualquer lista de melhores do mundo, como a da 50 Best.

Elaborada anualmente por dezenas de especialistas da organização, em 2024, a premiação teve no primeiro lugar um restaurante espanhol. Para a nossa região, foram 11 lugares, três deles entre os dez primeiros. Na seleção, ainda é possível encontrar dois restaurantes brasileiros, entre eles o Oteque, conhecido como o "templo brasileiro dos frutos do mar".

6. A Casa do Porco – São Paulo (Brasil)

(Fonte: A Casa do Porco / Reprodução)
Localizado no Centro de São Paulo, restaurante é famoso pela culinária e pelas filas. (Fonte: A Casa do Porco / Reprodução)

Os paulistanos podem se orgulhar de figurar na lista da 50 Best com A Casa do Porco, o já tradicional restaurante do centro da capital. Conhecido pelo excelente trabalho com carne de porco, a casa comandada pelos chefs Jefferson Rueda e Janaína Torres também é famosa pelas longas fila da espera na porta do restaurante aos finais de semana.

Quem visita o restaurante pode aproveitar o menu degustação, ou ir direto para o Porco San Zé, principal prato da casa, feito com porco cozido lentamente e servido com acompanhamentos típicos do Brasil.

5. El Chato – Bogotá (Colômbia)

(Fonte: The World's 50 Best / Reprodução)
El Chato oferece cardápio que é resultado de muita pesquisa de ingredientes colombianos. (Fonte: The World's 50 Best / Reprodução)

Quem visita Bogotá, na Colômbia, pode aproveitar para experimentar o bistrô El Chato, do chef Álvaro Clavijo, especialista em culinária colombiana contemporânea. O chef é reconhecido por sua pesquisa profunda, que envolve viajar pelo país em busca de novos produtos para elaborar pratos sazonais.

A partir daí surgiram pratos como coração de frango com batata nativa cristalizada e um condimento à base de leite fermentado, que integrou seu último cardápio à la carte e menu degustação. A 50 Best também reconheceu o valor de pratos como os mexilhões com arroz de coco e mandioca, além da lagosta com tamarindo e formiga culona.

4. Kjolle – Lima (Peru)

(Fonte: The World's 50 Best / Reprodução)
Pía León exige que seu restaurante entregue boa comida com o mínimo de desperdício.  (Fonte: The World's 50 Best / Reprodução)

Outro restaurante peruano, o Kjolle também fica em Lima e é comandado pela chef Pía León. A culinária do local é marcada pelo desenvolvimento de pratos feitos após extensa pesquisa, de modo a entregar sabores naturais com o mínimo de manipulação e de desperdício.

O carro-chefe da casa é feito com torradas amarelas e vermelhas de uma raiz andina, bastante semelhante à batata. Elas são unidas utilizando uma pasta cremosa de oca, um tubérculo regional das montanhas peruanas, e servido sobre uma torta de massa cañihua, cereal semelhante à quinoa.

3. Don Julio – Buenos Aires (Argentina)

(Fonte: Don Julio / Reprodução)
Clássico da capital Buenos Aires, Don Julio também é o melhor restaurante de carnes do mundo(Fonte: Don Julio / Reprodução)

Décimo lugar na lista do 50 Best, o Don Julio é um clássico portenho. Originalmente aberto como uma churrascaria de bairro, o restaurante localizado em Palermo, Buenos Aires, viu sua fama disparar em virtude do trabalho do chef Pablo Rivero.

O que era um restaurante familiar passou a levar o nome do país para todo o mundo, especialmente pela opção de seu chef de utilizar agricultura orgânica e produtos locais. Dividem espaço com as concorridas mesas ao menos 14 mil garrafas de vinho argentino, que podem ser apreciadas com as carnes preparadas à moda argentina.

Don Julio também recebeu outra distinção este ano: melhor restaurante de carnes do mundo na World's 101 Best Steak Restaurants – pelo segundo ano consecutivo.

2. Quintonil – Cidade do México (México)

(Fonte: Quintonil / Reprodução)
O forte do Quintonil é a apresentação da gastronomia mexicana contemporânea. (Fonte: Quintonil / Reprodução)

A gastronomia mexicana é rica, e influenciou não apenas os Estados Unidos, mas outros países na América Latina. Exemplo disso é o Quintonil, sétimo lugar no 50 Best, localizado no conceituado bairro de Polanco, na Cidade do México.

Comandado pela dupla de chefs Jorge Vallejo e Alejandra Flores, o restaurante é bastante representativo da culinária mexicana contemporânea, privilegiando os ingredientes locais frescos e os sabores tradicionais da gastronomia do México.

As apresentações dos pratos lembram verdadeiras obras de arte, com destaque para os tamales de pato pibil com creme de milho, além do panucho de rabo de boi, uma espécie de tortilha frita, tradicionalmente recheada com feijão preto frito e coberta com repolho picado, frango, tomate, cebola roxa, abacate e pimenta jalapeño.

1. Maido – Lima (Peru)

(Fonte: Maido / Reprodução)
O Maido é o melhor restaurante da América Latina no 50 Best pelo segundo ano consecutivo. (Fonte: Maido / Reprodução)

Melhor restaurante da América Latina na lista da 50 Best, o Maido é um exemplo de como o Peru tem investido bastante na alta gastronomia. Comandado pelo chef Mitsuharu Tsumura, o Maido fica no bairro de Miraflores, um dos mais famosos da capital, situado à beira-mar. Inaugurado em 2009, o local combina técnicas japonesas com ingredientes locais.

Entre os pratos consagrados está o chamado "O Triplo", que une abacate, ovos, tomate, chashu (barriga de porco preparada à moda japonesa), caracóis com shoyu, frutos do mar e espuma de pimenta amarela. Tsumura ainda pode comemorar outro feito. Foi eleito pelos demais chefs como vencedor do Estrella Damm Chefs' Choice Award de 2024.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: