Jogos de tabuleiro de 1 mil anos são descobertas em castelo alemão

06/06/2024 às 10:082 min de leituraAtualizado em 06/06/2024 às 10:08

Um grupo de arqueólogos encontrou fragmentos de uma coleção de jogos de tabuleiro datados do período medieval na Alemanha. Com quase 1 mil anos, os itens foram descobertos em um castelo no sul do país e passam atualmente por uma análise antes de serem apresentados ao público.

As peças incluem uma unidade do cavalo do xadrez e um dado convencional de seis lados para uso em uma atividade ainda desconhecida. Além disso, há quatro versões de uma espécie de disco em forma de flor, provavelmente componente de algum outro jogo.

Todos estão em um estado considerado ótimo de preservação e foram encontrados debaixo de escombros de uma parede, em uma construção na região de Baden-Württemberg. As escavações aconteceram há dois anos, mas só agora os primeiros resultados foram divulgados.

O disco em forma de flor, com traços de uma tinta na cor vermelha. (Fonte da imagem: University of Tübingen)
O disco em forma de flor, com traços de uma tinta na cor vermelha. (Fonte: University of Tübingen)

O que mais impressiona nas peças encontradas é o visual praticamente intacto, o que provavelmente só aconteceu porque elas ficaram protegidas da ação do tempo pelos escombros. Ainda não há uma certeza do período das peças, mas a estimativa é de que elas foram confeccionadas entre os séculos XI e XII.

Jogos de tabuleiro na Idade Média

Segundo os pesquisadores, jogos de tabuleiro são muito raros de se encontrar em sítios arqueológicos anteriores ao século XIII, ao menos na Europa Central. Uma coleção variada é algo ainda mais impressionante, comprovando que a pessoa em questão era de fato admiradora desse passatempo.

Ainda assim, a presença deles em um castelo não é tido como uma surpresa. De acordo com Jonathan Scheschkewitz, um dos arqueólogos que lidera a análise dos objetos, uma das sete habilidades que um bom cavaleiro deveria dominar na Idade Média era o xadrez. Até por isso, era comum que ao menos esse jogo fosse encontrado em residências de prestígio.

No caso da peça de xadrez, esculpida manualmente e com 4 cm de altura, há até detalhes de olhos e da crina do cavalo. Sinais de desgaste no topo indicam que ele era usado sendo levantado e movido exatamente da forma que é hoje, o que indica "uma surpreendente continuidade" de hábitos e regras do jogo.

O cavalo e o dado encontrados em um castelo na Alemanha. (Fonte da imagem: University of Tübingen)
O cavalo e o dado encontrados em um castelo na Alemanha. (Fonte: University of Tübingen)

Já as peças em forma de flor possuem traços de uma tinta avermelhada, indicando que essa era provavelmente a cor de um dos jogadores.

A pesquisa é uma colaboração da University of Tübingen, na Alemanha, com o Instituto de Arqueologia da Alemanha e o órgão público de preservação da região, que pretende abrir uma exposição ainda em 2024.

Fonte

    NOSSOS SITES

    • TecMundo
    • TecMundo
    • TecMundo
    • TecMundo
    • Logo Mega Curioso
    • Logo Baixaki
    • Logo Click Jogos
    • Logo TecMundo

    Pesquisas anteriores: