5 benefícios de ler mais comprovados pela ciência

02/06/2024 às 12:003 min de leituraAtualizado em 02/06/2024 às 12:00

Quem lê costuma possuir um vocabulário mais rebuscado. A literatura, também, é capaz de nos transportar para locais que nunca imaginaríamos ir. Mas essas são apenas algumas das características típicas de um leitor voraz. Agora, diferentes estudos têm comprovado como ler mais pode oferecer inúmeros benefícios à saúde.

Profissionais em diferentes instituições de ensino e pesquisa espalhadas pelo mundo vêm conduzindo estudos que revelam os benefícios de ler mais para a saúde, muitos deles realmente surpreendentes. Enquanto os impactos na criatividade parecem ser mais óbvios, outros aspectos como o aumento da expectativa de vida se mostram inesperados.

1. Ler te torna mais empático

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
A leitura de ficção é capaz de aumentar nossa empatia. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

A empatia é capacidade que seres humanos possuem de se identificar com outro indivíduo, sentindo o que ele sente. Pois pesquisadores de Harvard notaram por meio de um estudo que ler mais aumenta a capacidade de ter empatia.

Conduzindo um estudo com um grupo de voluntários leitores de obras de ficção, não-ficção e não leitores, eles identificaram que os leitores de ficção (dos mais variados gêneros) melhoraram o desempenho em tarefas como prever a forma que os personagens agiriam e identificar a emoção codificada nas expressões faciais.

Segundo o líder da pesquisa, David Kidd, "envolvermo-nos com personagens cheios de nuances faz com que abordemos as pessoas no mundo real com mais interesse e humildade".

2. Ler livros aumenta sua expectativa de vida

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
Estudos confirmam que ler mais aumenta a expectativa de vida dos indivíduos. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Além de exercitar o corpo, ativar a mente com doses diárias de leitura é capaz de prolongar sua vida. A afirmação vem de uma pesquisa conduzida por estudiosos da Universidade de Yale. Eles acompanharam mais de 3600 adultos com mais de 50 anos por um período de 12 anos. Descobriram que os indivíduos que liam livros por aos menos 30 minutos por dia viviam quase dois anos a mais do que os que liam revistas ou jornais.

Segundo o estudo, ler por pelo menos 3h30 semanalmente diminui em 23% a probabilidade de morrer, enquanto uma leitura menor do que isso resulta em apenas 17% na redução da possibilidade de morte.

3. Ler amplia seu conhecido do mundo e habilidades linguísticas

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
Ler mais aumenta o vocabulário e faz com que conheçamos mais sobre os fatos. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

É sabido que pessoas que leem mais têm um vocabulário maior. Dezenas de estudos conduzidos desde a década de 1990 atestam essa afirmação, correlacionando a leitura com competências cognitivas, aumento do vocabulário e conhecimento factual. A leitura é capaz de aumentar essas habilidades em até 50%.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Maryland, ler desenvolve o cérebro tal qual o efeito da bola de neve: quanto mais e melhor você lê, mais coisas você aprende; quanto mais você aprende, melhor você lê, até coisas fora do seu domínio de especialização.

4. Ler reduz o estresse

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
Entre os grandes benefícios de ler mais está a redução do nível de estresse. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Entre os inúmeros benefícios já conhecidos de ler mais, chama a atenção a redução do nível de estresse. Em 2009, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido, conduziu um estudo em que avaliaram como diferentes atividades eram capazes de reduzir o estresse. Para isso, mediram a frequência cardíaca e a tensão muscular.

No resultado, viram que a leitura de um livro ou jornal por período equivalente a 6 minutos é capaz de diminuir os níveis do estresse em até 68%. O resultado é maior do que o observado entre pessoas que caminham (42%), bebem café ou chá (54%) ou ouvem música (61%).

De acordo com os autores do estudo, a leitura faz com que os indivíduos estejam imersos no conteúdo e totalmente distraídos do mundo exterior, tornando a leitura uma das formas mais eficazes de diminuir o estresse.

5. Ler auxilia no aprimoramento como pessoa

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
Ler aumenta a capacidade de autorreflexão. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

É difícil para o ser humano identificar as mudanças e evoluções da personalidade, mas o que a ciência já identificou foi a capacidade que a leitura de obras de ficção tem em fazer essa transformação. Um estudo da Universidade de Toronto fez com que 166 pessoas preenchessem questionários sobre emoções e traços-chave de sua personalidade.

Na sequência, pediram que metade do grupo lesse um conto de Anton Chekhov, enquanto a outra metade leu um conto de não-ficção. Novamente, foi solicitado que todos respondessem o mesmo questionário.

O resultado demonstrou que os que haviam lido o conto de Chekhov mudaram significativamente sua percepção sobre a vida, enquanto os demais não passaram por essa autorreflexão.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: