4 histórias que envolvem comidas e santos — e alguns milagres

14/09/2024 às 09:002 min de leituraAtualizado em 14/09/2024 às 09:00

Os santos são conhecidos por seus milagres, realizados sob a intervenção divina. São dádivas diversas que foram concedidas a eles. Mas há um aspecto curioso: muitos milagres de santos e santas envolveram comidas.

1. O pierogi de São Jacinto

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
O dia de São Jacinto é comemorado com pierogi. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

São Jacinto de Cracóvia foi um padre que, no século XIII, migrou para a Polônia. Sua chegada coincidiu com as invasões mongóis da área, e um de seus milagres envolveu que ele carregasse uma estátua pesada da Virgem Maria de uma igreja em Kiev.

Ao visitar uma aldeia, Jacinto descobriu que uma tempestade havia destruído as plantações, e que as pessoas estavam morrendo de fome. Ele então orou a Deus e recebeu um milagre: as plantações se refizeram. Em troca dessa dádiva, os moradores produziram pierogi, que é um tipo de pastel cozido muito consumido na Europa Central e de Leste. Foi dessa forma que agradeceram o santo homem.

2. O alho-poró de São Davi

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
No País de Gales, o alho-poró é o símbolo do país e de São Davi. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

São Davi de Menévia é o padroeiro do País de Gales – nação que tem como um de seus símbolos o alho-poró. Por isso, a cada Dia de São Davi (festejado em 1 de março), o povo galês usa esse vegetal em suas receitas.

De acordo com o mito em torno do santo, os soldados galeses estavam se preparando para uma batalha e perceberam que seria difícil identificar quem era galês e em quem era inimigo. São Davi então deu a dica para que colocassem um alho-poró em seus capacetes. Os soldados triunfaram e tornaram esse legume o símbolo do santo e do seu país.

3. O pão de Santa Zita

(Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)
Santa Zita teria pegado pão dos patrões para doar aos pobres. (Fonte: Wikimedia Commons / Reprodução)

Zita foi uma menina que viveu no século XIII perto da cidade de Lucca, na Itália. Ainda jovem, ela foi designava para trabalhar como empregada doméstica de uma família rica, ficando lá por cinquenta anos.

Quando tinha recém-chegado na casa, Zita foi maltratada pelas outras empregadas, mas se manteve sempre pacífica. Diz-se que ela era muito querida pelos pobres da região, pois doava a eles a maior parte dos seus ganhos, além de ajudá-los a obter comida.

Uma vez, ela pegou pão da casa em que trabalhava para doar aos necessitados. As demais empregadas teriam descoberto e relatado à dona da casa, que a confrontou. Zita negou, e a dona exigiu que ela tirasse seu avental para provar que não estava com pão.

Quando fez isso, as dobras de seu avental revelaram uma onda de flores perfumadas – um verdadeiro milagre. E o pão de Santa Zita ficaria para sempre famoso.

4. A cerveja de Santa Brígida

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
Santa Brígida fez um milagre com a produção de cerveja para os leprosos. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Santa Brígida de Kildare é uma santa padroeira da Irlanda, ao lado de São Patrício e São Columbano. Pouco se sabe sobre sua vida, ocorrida no século V. Mas acredita-se que ela realizou alguns milagres bem espantosos.

Quando era criança, a pequena Brígida doou toda a manteiga de sua casa para os pobres, mas, por meio de orações, encheu novamente o suprimento da família. Contudo, o seu milagre mais famoso teria ocorrido enquanto trabalhava para os leprosos.

Nessa época, acreditava-se que a cerveja era benéfica aos doentes por ser nutritiva e limpa, em relação a outras bebidas. Brígida descobriu que a cerveja dos leprosos havia acabado. Em seguida, pegou a água em que eles seriam banhados e a transformou em cerveja. O episódio ficou conhecido como "o milagre da cerveja", e teria servido para abastecer mais de 18 igrejas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: